Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

A humanização por trás da robotização

Por Guia da Farmácia 10 de outubro de 2022 Atualizado em: 23 de setembro de 2022 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
a-humanização-por-tras-da-robotizacao

Atualmente, quando falamos em robotização, podemos pensar também em humanização. Se, nas décadas passadas, a automação tinha como objetivo substituir funções humanas, nos últimos anos, ela vem ganhando espaço para complementar o trabalho de diferentes profissionais, nos mais diversos setores econômicos – inclusive no varejo farmacêutico.

O setor vem passando por transformações consideráveis, em grande parte, devido aos novos hábitos de consumo dos clientes que, por exemplo, passaram a utilizar lojas on-line para adquirir produtos. E continua em franco crescimento: este ano, a previsão para o varejo farmacêutico, é de 12,86%, neste contexto, agregar valor é fundamental.

O atendimento no varejo farmacêutico é baseado no “timing” e no número de clientes na fila de espera, independentemente do horário ou da rede. Portanto, na prática, como se diferenciar de outros estabelecimentos como, por exemplo, supermercados, que também comercializam produtos até então encontrados somente nas drogarias?

A tecnologia exerce um papel crucial neste cenário. A partir dela, surgem soluções capazes de otimizar tarefas consideradas operacionais e, desta forma, abrir espaço para melhorar o acolhimento e o atendimento dos clientes.

Inovações tecnológicas, como sistemas e robôs, agilizam a seleção e disponibilização dos medicamentos, enquanto os farmacêuticos e balconistas passam a ter uma atuação mais estratégica, focada na prescrição médica e na orientação aos clientes de forma personalizada, como ocorre nos países mais desenvolvidos. Isso significa automatizar para humanizar.

Para as redes de farmácias, retomar o atendimento humanizado é uma questão urgente. Um exemplo muito comum que presencio quando estou em campo é com gestantes. Muitas compram medicamentos considerados prejudiciais para a gestação e, com a correria do atendimento, acabam não sendo questionadas sobre o motivo da compra e nem orientadas sobre o uso dos produtos.

Outra questão crítica é a dos clientes chamados “polimedicados”, que chegam com uma lista de medicamentos no balcão e, eventualmente, não são esclarecidos sobre a posologia ou quando devem ser administrados.

Para o sucesso do tratamento, muitos remédios não podem ser associados e consumidos de uma única vez, nem sofrerem alteração dos horários prescritos pelos especialistas.

Para o trabalho dentro das farmácias ir além de entregar caixinhas de produtos, não há dúvidas de que a humanização se faz necessária. Isso demanda atendimento preparado para acolher e orientar, enquanto a automação contribui para gerenciar o estoque, fazer controle de qualidade e dispensar os produtos. Desta forma, o varejo farmacêutico brasileiro será capaz de elevar o seu patamar no sentido de promover a atenção primária à saúde da população.

Fonte: artigo do especialista em varejo farmacêutico na Cherto Consultoria, especializada em franquias e varejo, Américo José.

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025