
A Farmácia Indiana, uma das dez maiores redes do varejo farmacêutico nacional, foi reconhecida com o selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista. A certificação foi concedida pela Onda Autismo, organização dedicada à defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O selo é resultado de uma parceria com a instituição, que envolveu consultoria e treinamentos voltados a todas as lideranças do departamento administrativo e das lojas, com extensão para demais colaboradores dessas áreas por meio de esclarecimentos didáticos. “Observamos a necessidade de melhorar nosso atendimento e também conscientizar os colaboradores, o que nos levou a investir em capacitações para toda a equipe, proporcionando uma experiência inclusiva e sem distinção”, explica a líder do setor de treinamentos da rede, Cristhiane Leão.
Capacitação do time
Para sustentar esse compromisso, a Farmácia Indiana desenvolveu um programa contínuo de conscientização. Quinzenalmente, os profissionais recebem, por e-mail, pílulas de microaprendizagem com dicas práticas sobre inclusão.
Além disso, foi adicionado à plataforma de Educação Corporativa Indiana (EAD) um módulo específico sobre o TEA, com a finalidade de levar conhecimento para todos os departamentos. Nos estados onde estão suas lojas, a rede mantém parcerias com diversas associações que apoiam a causa, oferecendo benefícios exclusivos para a comunidade autista.
A comunicação interna foi reforçada com a criação de um canal no Instagram para todos os times da rede. Administrado pelo RH, o perfil segue um cronograma diversificado que aborda temas de atualizações da indústria, processos internos e treinamentos.
Nessa jornada, o filho de um colaborador com autismo, fã das lojas de Teófilo Otoni, adora organizar os brinquedos no espaço de vendas. Durante a inauguração de uma unidade, foi convidado para integrar a equipe de trade e ficou responsável pela disposição dos brinquedos. Ele vestiu uma camiseta personalizada, encantando todos os clientes.
“Com iniciativas como essa, reforçamos nosso compromisso com a inclusão como instrumento para construir uma comunidade igualitária, valendo-se do papel social das farmácias”, enfatiza o CEO Alexandre Mattar.
Fonte e foto: Farmácia Indiana
Leia mais
No mundo, estima-se que uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista