Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

56% dos brasileiros planejam comprar online os presentes de Natal

Por Guia da Farmácia 18 de dezembro de 2024 Atualizado em: 17 de dezembro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
mulher-jovem-segurando-cartao-e-usando-o-computador-para-compras-de-natal-shutterstock

Uma pesquisa da Hibou revela as mudanças nos hábitos e prioridades dos brasileiros neste Natal. Segundo os dados, 51% dos entrevistados planejam comprar presentes, um percentual que reflete as dificuldades econômicas enfrentadas por muitas famílias. Além disso, 14% afirmaram que passarão a data sozinhos, representando um aumento de 3 pontos percentuais (p.p) em relação a 2023. Apesar desses desafios, 40% ainda consideram o Natal um momento de renovação da esperança para o futuro.

Dos 51% que planejam presentear, o orçamento é um fator decisivo. Entre esses, 28% gastarão entre R$ 250 e R$ 500, enquanto 20% investirão entre R$ 150 e R$ 250, e outros 20% entre R$ 500 e R$ 1000. Apenas 12% pretendem gastar mais de R$ 1000.

A prioridade nos presentes também mudou. Filhos se tornaram os principais destinatários, com 54% das intenções (aumento de 4 p.p.), enquanto pais (47%) e cônjuges (48%) tiveram quedas de 15 p.p e 7 p.p., respectivamente. Já entre os 31% que não comprarão presentes, as razões incluem falta de dinheiro (32%), endividamento (14%) e ausência de espírito natalino (12%).

Mudança nos desejos e compras

Se em 2023, 32% priorizavam a saúde nos desejos natalinos, em 2024, esse número caiu para 9%. Agora, itens como roupas (22%), perfumes (10%) e eletrônicos (11%) retomaram protagonismo.

Entre os que irão às compras, 64% investirão em vestuário e acessórios, 35% em perfumes e cosméticos, 34% em brinquedos e 22% em calçados.

O e-commerce ganha cada vez mais espaço, com 56% optando por compras online, enquanto o uso de shoppings caiu 9 p.p., para 49%.

Consumo com cautela

A maioria dos brasileiros busca equilibrar as contas. Para financiar os gastos de Natal, 44% utilizarão o salário do mês, 20% recorrerão à segunda parcela do 13º, e 10% usarão a primeira parcela. As promoções da Black Friday também foram estratégicas, com 33% aproveitando a data para comprar presentes.

A pesquisa indica que o número de pessoas que passarão o Natal sozinhas aumentou para 14%, mas a data continua sendo vista por muitos como uma oportunidade de reconexão: 47% dos brasileiros consideram o Natal ideal para reunir a família.

Tradições resistem

Na ceia, os clássicos como peru (18%), chester (11%) e pernil (9%) continuam populares. Para 27% dos entrevistados, o Natal em família é uma tradição inabalável.

“A pesquisa mostra como o Natal reflete as condições econômicas e emocionais do país. Mesmo com desafios, a data mantém seu valor como momento de renovação e conexão,” conclui Ligia Mello, CSO da Hibou.

Fonte: E-commerce Brasil

Foto: Shutterstock

Leia mais

GUIA DA FARMÁCIA SÉRIES – Black Friday e Vendas de Fim de Ano

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025