Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Pesquisa revela barreiras na implementação de ESG nas empresas

Por Guia da Farmácia 19 de novembro de 2024 Atualizado em: 18 de novembro de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
pesquisa-revela-status-da-maturidade-de-praticas-esg-em-empresas-brasileiras

Uma pesquisa conduzida com alunos do curso de MBA em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios revela uma percepção preocupante de executivos e gestores, que vivenciam dificuldades e barreiras para a implementação de práticas ESG no dia a dia das empresas, como a capacitação dos colaboradores e o engajamento interno.

O estudo contou com a participação de profissionais majoritariamente das áreas de Administração (24%), Engenharia (18%), Comunicação e Marketing (15%) e Direito (12%). O levantamento traz um panorama da visão de gestores de empresas privadas (85%), do Terceiro Setor (9%) e de órgãos governamentais (6%).

Embora 56% dos respondentes já atuem em posições diretamente ligadas a ESG, uma parcela significativa (62%) informou que as empresas onde trabalham ainda não oferecem treinamentos específicos sobre os impactos ambientais, sociais e de governança. Em 2022, na primeira pesquisa realizada com alunos, cerca de 46% disseram não haver capacitação sobre o tema e, em 2023, 71,4%. Os resultados sugerem que, apesar de os temas ganharem mais atenção ano após ano, os avanços práticos e a capacitação ainda evoluem em ritmo lento.

Barreiras na implementação do ESG

Quando questionados sobre as principais barreiras para a implementação de práticas ESG nas organizações, os participantes destacaram a falta de conhecimento sobre metodologias (18,6%) como o principal problema. Em segundo lugar, empatados com 15,3% cada, estão falta de engajamento interno, falta de pessoal capacitado e falta de conscientização.

Falta de conhecimento sobre metodologias também foi o problema mais apontado na primeira pesquisa, em 2022 (40,5% dos respondentes), seguido pela falta de pessoal capacitado.

Para a coordenadora do MBA em ESG e Impact da Trevisan, Adriana Vieira, os números representam uma oportunidade de crescimento para essas empresas. “É preciso que as lideranças, da média à alta, comecem a falar sobre isso, e a entender como as práticas ESG agregam valor ao negócio, além de pensar na sustentabilidade no seu sentido mais amplo, que é o de perenidade, ou seja, como minhas ações vão impactar no futuro”, explica.

Percepções sobre as práticas corporativas

A pesquisa também evidencia que, embora 61,7% dos respondentes se declarem satisfeitos com a postura ética das organizações em que atuam, apenas 38,2% consideram o nível de transparência adequado, com uma parcela semelhante de insatisfeitos (35,2%). Além disso, 85% afirmaram que há código de conduta nas empresas e 68% disseram haver canal para denúncias.

Na opinião da professora Adriana, os percentuais de código de conduta e de canal de denúncias deveriam estar próximos ou iguais, uma vez que um é uma ferramenta do outro. “Se a empresa possui um canal de denúncias, ela está permitindo a comunicação de irregularidades e condutas antiéticas ou ilegais, além de estar alertando que, se algo for descumprido, podem procurá-la. Além disso, ela está comprometendo a tomar alguma providência. Logo, se possui um código de conduta, o ideal é ter também o canal de denúncia”, avisa.

Outro ponto da pesquisa mostra a atuação das empresas em temas, como equidade de gênero, diversidade e inclusão, e responsabilidade com a comunidade. Dos respondentes, 29,6% estão insatisfeitos com o grau de equidade de gênero, enquanto 44% dos pesquisados consideram-se satisfeitos. Já em relação à diversidade e inclusão, 44,4% estão insatisfeitos, ao passo que 38% estão satisfeitos.

Por outro lado, 41,1% não aprovam as iniciativas voltadas para o impacto positivo nas comunidades ao redor das empresas. Estes índices ressaltam a necessidade de que a agenda ESG não se limite apenas ao cumprimento de normas, mas que busque criar um impacto tangível.

Avaliação de fornecedores

Também questionados sobre o grau de conhecimento das empresas sobre a atuação de ESG de seus fornecedores, 58,7% responderam estar insatisfeitos. Para a professora Adriana, a adoção de práticas ESG é um movimento que deve ser extensivo aos parceiros comerciais, porém exige das empresas um outro grau de maturidade. “É preciso cuidar de toda a cadeia de valor e entender todos os impactos. Cobrar um fornecedor pode gerar uma oportunidade de desenvolvimento de todos. As grandes empresas, por exemplo, têm capacidade de compartilhar sua expertise sobre o assunto”, sugere.

Os resultados do estudo indicam que, embora haja avanços em algumas áreas da agenda ESG, desafios internos e a falta de capacitação ainda freiam a implementação completa. “Para as empresas que buscam liderar pelo exemplo, o investimento em treinamento e na construção de uma cultura sólida de ESG é indispensável”, conclui a professora da Trevisan.

Fonte: Trevisan Escola de Negócios

Foto: Shutterstock

Leia mais

ESPM Farma Academy: Como o ESG pode fidelizar o cliente

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025