
A miopia é uma condição que provoca alterações nas estruturas oculares, resultando em dificuldade para enxergar de longe.
Isso ocorre porque o olho míope é ligeiramente maior do que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes de alcançar a retina. A condição pode afetar tanto adultos quanto crianças, manifestando-se em um ou ambos os olhos.
De acordo com a oftalmopediatra Mayra Melo, do CBV-Hospital de Olhos, a miopia pode ser corrigida com o uso de lentes negativas. Atualmente, estima-se que 30% da população seja míope, e as projeções indicam que esse número deve crescer nos próximos anos. Em 2050, cerca de metade da população mundial poderá ter algum grau de miopia.
Influência genética
Entre os fatores que contribuem para o aumento dessa condição estão o uso excessivo de telas, especialmente em crianças em fase de desenvolvimento. Além disso, a miopia tem uma forte influência genética. “Sabemos que, se a criança tem um dos pais míopes, a chance de ela desenvolver miopia é três vezes maior do que na população geral. Se ambos os pais forem míopes, essa probabilidade aumenta para sete vezes”, explica a especialista.
A miopia é a principal causa de perda de visão evitável e impacta diretamente o desenvolvimento visual infantil. Por isso, é fundamental realizar exames oftalmológicos regulares, limitar o tempo de exposição a telas e incentivar atividades ao ar livre para ajudar a prevenir o avanço da condição.
4 são os sinais da miopia
- Dificuldade para ler à distância
- Dores de cabeça frequentes
- Esfregar muito os olhos
- Necessidade de se sentar próximo a telas
Fonte: Metrópoles
Foto: Shutterstock