
A Eurofarma, farmacêutica presente em 22 países na América Latina, Estados Unidos e alguns países da África, anuncia o retorno da marca Genfar para a Guatemala e América Central. Após um período de ausência, entre 2019 e 2023, a marca retorna à região, inicialmente na Guatemala, Panamá, Costa Rica e Honduras.
Em 2023, a Eurofarma anunciou a aquisição de 100% das ações representativas da Genfar, o maior investimento que o grupo já fez em sua história que marca a sua consolidação na região, segundo informações da companhia.
A Genfar será a marca genérica da Eurofarma para toda a América Latina, exceto para o mercado brasileiro. Após o relançamento nos primeiros quatro países da América Central, a expansão da Genfar continuará em 2025 na República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.
A Genfar, que se destaca no mercado de genéricos puros na Colômbia, possui operações também no Equador e Peru, com planta de produção em Cali. A empresa conta com mais de 600 funcionários e oferece um portfólio de mais de 150 moléculas e 600 SKUs.
Projeto de expansão
O início da expansão regional da Genfar marca a consolidação na América Latina da Eurofarma, empresa que está no mercado há 52 anos e se destaca nas vendas de produtos de prescrição na região e no Brasil, onde também ocupa o segundo lugar em genéricos.
“Buscamos promover o acesso oportuno à saúde e à qualidade de vida, alinhado ao nosso propósito de expansão e atuação na América Central. Com o retorno da Genfar à região, nesses 4 países, conseguimos aumentar o portfólio de produtos genéricos em quase três vezes da Eurofarma em relação ao ano passado, oferecendo mais opções aos pacientes e maior cobertura de áreas terapêuticas”, diz Agustin Vincent, gerente geral da Genfar.
“A Guatemala, onde já temos uma fábrica, é um ponto estratégico para a nossa expansão e para a chegada da Genfar à região centro-americana”, comenta Francisco Pérez, gerente geral da Eurofarma na América Central e Caribe.
“Essa união fortalece o compromisso da empresa em oferecer produtos inovadores e de qualidade a mais pessoas ao redor do mundo, que são nossas prioridades junto com o crescimento sustentável”, conclui Rosalba Pantoja, diretora executiva de Operações Internacionais da Eurofarma.
O portfólio da Genfar abrange uma ampla gama de áreas terapêuticas, com produtos de prescrição e isentos. Entre as categorias de medicamentos que serão comercializados estão analgésicos, anti-inflamatórios, anti-infecciosos, dermatológicos e sistêmicos, além de produtos para sistema nervoso, aparelho geniturinário e sistema cardiovascular.
Eurofarma na América Central
A fábrica da Eurofarma na Guatemala, em operação desde 2013, além de produzir produtos próprios, oferece serviços de fabricação para terceiros.
Com uma área de 8 mil m² em um terreno total de mais de 32 mil m² e quase 490 funcionários dedicados às áreas produtivas, comerciais e administrativas, a instalação é fundamental para a atuação da empresa na América Latina.
Este ano, a Eurofarma comemora 11 anos de atuação na Guatemala, com planos para 2024, que incluem aumento de 30% na produção e lançamento de 19 produtos, além de iniciativas em programas de responsabilidade social.
Fonte e foto: Eurofarma