Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Exclusivo: faturamento da Febrafar aumenta 11,40% no último ano

Por Denise Turco 24 de julho de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
crescimento

As 69 redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) continuam em ritmo de crescimento, de acordo com relatório da entidade elaborado com dados da IQVIA.

O mercado farma total Brasil faturou R$ 204,19 bilhões (considerando o CPP, ou seja, o preço das farmácias ao consumidor final), o que representa uma alta de 7,96% entre o MAT 05/23 e o MAT 05/24. O índice é relevante e, inclusive, supera o Produto Interno Bruto (PIB).

Já a grupo Febrafar registrou faturamento de R$ 32,44 bilhões, com expansão de 11,40% no mesmo período. Com esse resultado, o mercado Febrafar detém 15,9% de share do varejo farma. Em 2020, esse percentual era de 12,9%, o que mostra a trajetória de expansão.

relatorio-de-resultados-febrafar-mat23-mat24-grafico-faturamento-e-crescimento

Fonte: Febrafar / BIT – Dados IQVIA Faturamento em Reais – CPP – Consumer Purchase Price (Preço de Compra do Consumidor) – MAT 05/2024 – Movel Annual Total (Total de 12 meses móveis)

Considerando o histórico de 2020 a 2024, o crescimento acumulado das redes ligadas à Febrafar foi de 92,7% no período, enquanto o crescimento do mercado foi de 50,7%. “Ou seja, a Febrafar mantém uma faixa de crescimento de aproximadamente 50% acima do mercado nesse período”, diz o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Segundo ele, alguns fatores explicam esses resultados. “Na verdade, a Febrafar cresce acima do mercado mais ou menos nessa mesma proporção desde 2012. Isso se deve a um alinhamento melhor das nossas estratégias com as transformações do mercado”, diz.

Ele conta que houve uma época em que o mercado estava muito voltado para preço e a entidade também orientou as farmácias associadas nesse sentido.

“Neste momento, existe uma orientação muito grande para o processo de digitalização, um controle maior sobre a cesta a ser oferecida para cada consumidor e a Febrafar faz essas orientações. Ou seja, conforme o mercado se transforma, a gente também transforma as orientações. Então são farmácias mais bem estruturadas, mais bem digitalizadas, com melhor nível de estoque. Isso faz com que a gente aumente a venda”, afirma Tamascia.

Categorias em potencial

Na performance de vendas dos 13 grupos de produtos analisados – medicamentos genéricos; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC); MIPs; conveniência; entre outros –, o grupo Febrafar tem índice de crescimento acima do total Brasil em 10 categorias, entre o MAT 05/23 e MAT 05/24.

Por exemplo, os genéricos cresceram 9,11% no total Brasil, enquanto na Febrafar 14,59%; HPC aumentou 18,77% no período, mas no grupo Febrafar, a alta foi de 24,28%; e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) cresceram 15,57% no total Brasil, e 22,54% na Febrafar.

Na visão de Tamascia, o maior potencial está nos não-medicamentos. “Estamos num processo de evolução, de crescimento, de aumento de participação de share nos não- medicamentos, como na área de beleza, de produtos para a saúde, MIPs, dermocosméticos e todas as categorias de vitaminas que surgem e são relevantes para a farmácia. Então, aí está uma grande oportunidade de crescer”, afirma.

Entretanto, a venda de genéricos continua forte. “Devem ocorrer muitas quebras de patente nos próximos anos e a tendência é de crescimento; nós estamos olhando para tudo. A prescrição é extremamente importante. Temos feito, inclusive, uma reorganização de mix de produto, dando uma importância maior para os de prescrição. Tudo isso se reflete nos resultados”, finaliza Tamascia.

Foto: Shutterstock

Leia mais

Varejo farmacêutico cresce 4,2% no 1º trimestre de 2024

Denise Turco

Com formação em Jornalismo e Letras, atua como jornalista há 20 anos, com experiência nas áreas de varejo, negócios, consumo e tecnologia.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025