
De acordo com o relatório Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela octadesk, em parceria com a Opinion Box, para 42% dos clientes um dos fatores que fazem com que eles comprem novamente de uma marca é um excelente pós-vendas.
Neste cenário, João Machado, sócio-fundador e CEO da Zoppy, startup que atua como um ecossistema de relacionamento das marcas com os consumidores, lista três dicas para fidelizar o cliente. Confira.
Não padronize o atendimento
De acordo com dados do Anuário do Gestor: CX Trends 2024, 70% dos clientes ficam mais confortáveis para concluir uma compra com empresas que oferecem personalização no atendimento.
Neste quesito, Machado afirma que manter a individualidade no tratamento do consumidor é um dos principais desafios no que diz respeito ao processo de fidelização do cliente.
“Nunca deixe de lado a forma única de se relacionar com cada cliente, busque alternativas para que, mesmo com o crescimento da marca, isso ainda seja possível. Uma opção é perguntar como foi o processo de compra e se mostrar disponível para o que o cliente precisar no futuro, dessa forma você estará adquirindo a confiança do consumidor e fazendo com que, em ocasiões futuras, esse comprador não pense duas vezes antes retornar à sua loja”, aconselha.
Use a tecnologia
Segundo o estudo CX Trends 2024, 70% das organizações estão investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção.
Para o CEO da Zoppy, tal fator tem somado no processo de fidelização do cliente. “Cada vez mais, por meio da tecnologia, conseguimos entender o que os consumidores buscam no mercado, com isso, é possível prever melhor o seu comportamento, extrair mais dados numéricos dos processos de venda e segmentar clientes de acordo com o perfil”, explica Machado.
Utilize programas de fidelidade
Para 44% dos consumidores, o programa de fidelidade é o responsável pela repetição de compras com uma marca, de acordo com o relatório CX Trends 2024. Neste aspecto, Machado afirma que além da simplicidade de vender para quem já conhece a empresa, os programas de fidelidade ajudam a compensar a crescente do valor do CAC – Custo de Aquisição de Clientes.
“Nos últimos anos, com avanços de publicidade e crescimento do mercado varejista, conquistar um novo cliente tem se tornado algo cada vez mais difícil e caro, portanto, uma vez conquistado, não se pode deixar de jeito nenhum que esse cliente pare de consumir na loja, uma vez que fazer com que esse consumidor volte a comprar no estabelecimento é algo bem mais fácil do que conquistar a confiança de alguém que nunca gastou dinheiro com a marca”, finaliza o executivo.
Fonte: Zoopy
Foto: Shutterstock
Leia mais
ESPM Farma Academy: como fidelizar seu cliente com o uso de dados?