Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

ESPM Farma Academy: Como o ESG pode fidelizar o cliente

Por Guia da Farmácia 18 de dezembro de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
espm-farma-academy-como-o-esg-pode-fidelizar-o-cliente

Na última quinta-feira (14), aconteceu mais uma edição do workshop ESPM Farma Academy, em parceria com o Guia da Farmácia e a Contento Comunicação, dessa vez com o tema “ESG para farmácias: maximizando o impacto na fidelização do cliente”.

Com o intuito de capacitar gestores de farmácias a compreender e integrar o ESG, para impulsionar o comportamento do shopper, melhorar os resultados e fidelizar o cliente, o workshop aconteceu de forma online e apresentou importantes insights.

“As pessoas estão cada vez mais tomando decisões de consumo com base nas questões com as quais se preocupam como cidadãos. O encontro de temas sociopolíticos com o comportamento de compra gerou uma economia verde onde a sustentabilidade é vista como uma vantagem competitiva, podendo ser um catalisador de crescimento. Se pensarmos que ESG garante competitividade de médio e longo prazo, é fundamental que tenhamos os conselhos de administração capacitados com esta matéria e que eles sejam agentes para bancar as estratégias, mostrando ao mercado os dados mais precisos e benefícios do investimento”, defende a engenheira civil, especialista em neuromarketing, Tatiana Thomaz.

Segundo ela, independentemente de os consumidores saberem ou não como agir em favor do meio ambiente, as empresas, inclusive as farmácias, deveriam desempenhar um papel mais ativo neste tipo de problema. Isso pode ser feito disponibilizando o ponto de coleta para logística reversa de medicamentos, aderindo ao uso de sacolas de papel, entre outras formas.

Entretanto, o termo ESG não se baseia somente em atitudes para cuidar do meio ambiente.

“Na questão social, o ESG envolve respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança no trabalho, salário justo, diversidade de gênero, raça, etnia, credo, entre outros; proteção de dados e privacidade, satisfação dos clientes, investimento social, relacionamento com a comunidade local, entre outros. Enquanto na governança, o termo engloba ações de conduta corporativa, composição do conselho e sua independência, práticas anticorrupção, existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção; auditorias internas e externas, respeito a direitos de consumidores, fornecedores e investidores; transparência de dados, remuneração dos executivos, entre outros”, explicou o professor de marketing farmacêutico e coordenador técnico da pós-graduação pela ESPM, professor de ética, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade pela FGV, professor de métricas de marketing pelo Insper e professor de neuromarketing pela FIA, Gilberto Santos.

Porém, é importante prestar atenção em como adotar todas essas medidas. “Na hora de falar de ESG, é essencial conversar com uma pessoa que passa por aquela situação. Porque não, não é possível criar um ambiente acessível se você não conhece como é a realidade da pessoa”, alerta a consultora, mentora e palestrante em diversidade, inclusão e acessibilidade, Alessandra Trigo.

ESPM Farma Academy: Estratégias de crescimento de vendas para a sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025