Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: Dez passos para inovar na farmácia

Por Guia da Farmácia 9 de outubro de 2023 Atualizado em: 08 de abril de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
exclusivo-dez-passos-para-inovar-na-farmacia

Em 2021, as 26 redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) tiveram alta de 56,8% nas operações de delivery e e-commerce, totalizando R$ 2,8 bilhões.

O resultado confirma que a inovação, principalmente por meio da transformação digital, está caminhando e se mantendo em movimento no setor. Afinal, não é novidade que o shopper e a jornada de compras não são mais como eram antigamente. “A inovação pode ser incremental, que é quando há um acréscimo de melhorias em um determinado produto, processo ou modelo de negócios; ou radical, quando rompe os limites da inovação incremental, trazendo mais produtividade e uma nova trajetória tecnológica e de negócios”, explica o fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo Retail Lab da ESPM e coordenador do último workshop do Farma Academy, da ESPM, desenvolvido em parceria com o Guia da Farmácia, Prof. Ricardo Pastore.

Então, confira dez dicas do Product Manager Farma da Bnex, Fernando Foster, para inovar, hoje mesmo, na sua farmácia:

1. Usar a criatividade: na farmácia, inovar significa buscar novas abordagens para melhorar a experiência dos clientes e impulsionar o sucesso do negócio. Isso pode envolver diversas iniciativas, como o desenvolvimento de serviços adicionais, como aconselhamento farmacêutico personalizado, monitoramento de saúde e testes rápidos.

2. Utilizar ferramentas digitais: a utilização de tecnologia, como soluções digitais e aplicativos móveis, pode aprimorar a eficiência dos processos e oferecer conveniência.

3. Fazer com que o cliente se sinta único: uma abordagem centrada no cliente, com programas de fidelidade personalizados e recomendações personalizadas, também é fundamental.

4. Encontrar parceiros: estabelecer parcerias estratégicas com profissionais da área, criar um ambiente atraente na loja e promover a educação em saúde são aspectos importantes para proporcionar uma experiência diferenciada.

5. Implementar programas de fidelidade: uma vertente importante para inovar é criar programas de fidelidade para recompensar os clientes e incentivá-los a retornar à farmácia. Nesse sentido, vale oferecer descontos exclusivos, benefícios especiais e aproximar a comunicação para aumentar a lealdade dos clientes. A forma mais básica desse trabalho pode ser feita diretamente no Enterprise Resource Planning (ERP). Apenas é preciso ter cuidado para estar adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

6. Utilizar dados e análises: realizar uma análise de dados dos clientes para entender melhor as preferências e necessidades é um passo importante. Com eles, é possível usar insights para personalizar ofertas, recomendar produtos relevantes e aprimorar a comunicação.

7. Investir no e-commerce e nas mídias sociais: nesse sentido, vale estabelecer uma presença on-line sólida, criando um site atraente, uma loja on-line e aproveitando as redes sociais. Considerar também a integração com aplicativos de entrega rápida para facilitar a compra e o acesso aos produtos. Ferramentas como Canva e Inteligências Artificiais (IAs) Generativas otimizam muito o tempo de criação de publicações para redes sociais.

8. Oferecer serviços de saúde adicionais: nesta área, a dica é expandir os serviços oferecidos além da venda de produtos, considerando a oferta de serviços de aconselhamento farmacêutico, vacinas, medição de pressão arterial e testes de saúde. Isso aumentará o valor percebido da farmácia e atrairá mais clientes.

9. Automatizar processos: a farmácia pode implementar sistemas de automação para gerenciar o estoque de forma eficiente e melhorar os processos de atendimento ao cliente. Neste caso, vale considerar a incorporação de tecnologias inovadoras, como quiosques interativos e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente na loja ou/e canais digitais.

10. Capacitar o atendimento: treinar a equipe para fornecer um atendimento personalizado é um passo essencial. Deve-se ouvir suas necessidades, oferecer recomendações adequadas e garantir que eles se sintam valorizados e bem atendidos.

Exclusivo: Como a tecnologia moldará o futuro da farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025