Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Exclusivo: como a inteligência artificial pode mudar a experiência na farmácia?

Por Guia da Farmácia 11 de maio de 2023 Atualizado em: 10 de maio de 2023 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
inteligência artificial

O futuro já é presente com a inteligência artificial (IA). Chatbots capazes de conversar com o cliente, identificando sentimentos, sensações e necessidades do consumidor, com humanização e atendimento com capacidade de entender, inclusive, vocabulários e necessidades regionais.

Esse “futuro” já está muito perto de se tornar realidade, inclusive para o varejo farmacêutico. Em evento realizado pela consultoria estratégica Bain & Company, ontem (11) em São Paulo, a IA foi o foco da apresentação, com destaque para a evolução dos chatbots, inclusive para o varejo. Como parceira oficial da OpenAI, criadora do ChatGPT (veja mais sobre esta tecnologia a seguir), a Bain apresentou cases e demonstrou aplicações práticas que já podem ser utilizadas por grandes empresas no Brasil e no mundo.

Apresentado pelo Head de Advanced Analytics da Bain na América do Sul, Lucas Brossi, e pelo Expert Partner em Advanced Analytics da Bain na América do Sul, Felipe Fiamozzini, e o encontro comprovou que a inteligência artificial não está tão longe da realidade, inclusive mais acessível em valores. “O custo do ChatGPT caiu 60% nos últimos anos. E na maioria das vezes, o investimento no projeto é pago integralmente pelos resultados”, pontua Lucas.

Na apresentação, os especialistas da Bain reforçaram que a Inteligência Artificial deve ser tão disruptiva quanto foram os surgimentos do PC e do smarphone, embora ainda não se tenha clareza sobre a grandeza desses impactos.

E conforme os benefícios ficam mais claros em ganhos para os negócios, mais a implementação é facilitada. “Antes, as empresas tinham de desenvolver todo o processo do zero e treinar as suas equipes em ‘casa’. Hoje, já temos modelos de serviços onde as tecnologias são compradas com customização na ponta”, sinaliza Lucas.

Tecnologias amigáveis

O relacionamento das pessoas com essas tecnologias também se torna, gradativamente, mais amigável, com reconhecimento eficiente de voz e textos. “As novas tecnologias interagem bem com a linguagem natural e são capazes de entender o que se escreve e o que se fala”, garante Lucas.

O chat do tipo Generative Pre-trained Transformer 4 (GPT-4) é um modelo de linguagem grande multimodal criado pela OpenAI e o quarto modelo da série GPT. A solução é capaz de processar imagens e não apenas texto, analisando o conteúdo da imagem de forma semelhante a um humano, e emitindo uma saída em forma de texto.

Os dados extraídos dessa inteligência também são capazes de trazer dados consistentes ao gestor do negócio. O monitoramento das redes sociais, por exemplo, pode ser feito de forma automática, com detecção do assunto e sentimento do interlocutor, seja ele positivo ou negativo.

Inteligência Artificial traz mais experiência no varejo farma

No evento, a Bain demonstrou como esse tipo de chat pode trazer soluções ao varejo, inclusive farmacêutico, aprimorando a experiência. A ideia é que, no futuro, na interação com o chat, o consumidor da farmácia possa ser orientado para um Medicamento Isento de Prescrição (MIP) ou produto de beleza por meio da inteligência do robô.

Para Felipe, é justamente nesse sentido que a experiência de compras do cliente deve mudar ao longo dos anos, deixando de ser mais estática (com o cliente pedindo o que precisa) para ser mais interativa, com a inteligência capaz de interagir com o consumidor/paciente sendo de fato atendido e encaminhado para soluções que atendam suas demandas, que poderão ser feitas de forma de texto ou voz.

A humanização da tecnologia também não foi deixada de lado. Os chats estão preparados para detectar situações de insatisfação do cliente e encaminhá-lo para outro canal de atendimento, caso seja necessário.

Fonte e Fotos: Guia da Farmácia

Guia da Farmácia: veja a Farmácia do Futuro na edição de abril

 

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025