
A Wella, dona de marcas como Koleston, Soft Color, Blondor, WeDo e Nioxin, completa mais de 140 anos no mercado, inovando e trazendo tecnologia e bem-estar através dos seus produtos.
Em conversa exclusiva com o portal Guia da Farmácia, o diretor de negócios da Wella Company Brasil, Renato Guiderolli, contou sobre os próximos planos da companhia no varejo farmacêutico.
Guia da Farmácia – Qual a importância do mercado farmacêutico para a Wella? Representa uma parcela grande das vendas?
Renato Guiderolli – O Brasil é bastante estratégico para a Wella Company com nossas marcas de coloração Koleston, Soft Color e Blondor. O País é o 2º maior na categoria Coloração. Os principais canais para vendas desses produtos atualmente são as perfumarias e as farmácias.
Guia – Quais as estratégias da Wella dentro do varejo farmacêutico?
Guiderolli – A estratégia número 1 é estar próximo do consumidor sempre, e mostrar que os nossos produtos possuem uma excelência em tecnologia de coloração, com marcas conhecidas e respeitadas como Koleston, Soft Color e Blondor. É importante reforçar que Koleston, foi uma das marcas vencedoras na categoria Coloração para Cabelos do Top Of Mind da Folha de São Paulo (outubro de 2022).
Guia – O consumidor que entra na farmácia para seus cuidados com a beleza, espera por que tipo de mix e atendimento?
Guiderolli – Ele sempre quer encontrar sua nuance preferida, com a sua marca preferida.
Guia – Na sua visão, como tem mudado a relação das mulheres com os cabelos ao longo dos anos e o que a Wella tem feito para atender às novas demandas?
Guiderolli – A Wella é um ícone mundial de produtos para cabelos e unhas. E desde sua existência, há mais de 140 anos, oferece inovações e serviços que reforçam nossa paixão por cabelos. Isso porque acreditamos que o cabelo é a melhor forma de expressar a individualidade. Ou seja, poder fazer com que ela seja o que ela quiser sempre. Isso é um pilar central em todas as estratégias dos nossos produtos. É o nosso compromisso com a consumidora e seus cabelos.
Guia – Considerando os consumidores mais atentos ao componente dos produtos e até embalagens, quais os cuidados que a Wella tem tido nas formulações e na criação de novos produtos?
Guiderolli – A Wella tem um cuidado muito especial com os consumidores e uma responsabilidade ainda maior para sempre lançar produtos com excelência em tecnologia, trazer o melhor possível dos nossos centros de inovações, com as tecnologias mais atuais, para sempre levar o cuidado e o conforto que as nossas consumidoras exigem.
Guia – Quais as estratégias de ESG da companhia?
Guiderolli – Na Wella Company, somos responsáveis por nosso impacto nas pessoas e no planeta. Portanto, estamos comprometidos em desenvolver e produzir produtos e serviços sustentados pelos mais altos níveis de segurança para os indivíduos e criados com integridade e cuidado com as pessoas e os recursos do planeta.
Como uma nova entidade autônoma em operação há 2 anos, estamos trabalhando para estabelecer nossas novas linhas de base e definir uma série de compromissos tangíveis para os próximos anos em toda a nossa cadeia de negócios e valor.
Já temos algumas boas práticas em vigor. Falando em sustentabilidade, todas as nossas fábricas e CDs hoje usam eletricidade 100% renovável; todos eles têm planos de redução de energia em vigor; e estão perto de atingir zero resíduo para aterro e estão trabalhando para reduzir o volume geral de resíduos, bem como a taxa de reciclagem.
Nosso objetivo é eliminar embalagens desnecessárias, reduzir a quantidade de plástico e aumentar o material reciclado. Hoje, mais de 60% de nossas embalagens são produzidas com materiais reciclados. No futuro, estamos garantindo que todas as embalagens de novos produtos incluirão material reciclado ou serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
A coloração de caixinha da marca Soft Color, por exemplo, teve uma importante alteração. O folheto explicativo sobre o uso do produto foi eliminado e, desde 2020, a mesma informação está no verso da embalagem, reduzindo a impressão em mais de 3 milhões de folhetos por ano.
Ainda em 2022, as caixas de Koleston vão reduzir a quantidade de luvas disponibilizadas nos kits.
A questão da diversidade também é muito importante para nós. Estamos em uma jornada para criar uma empresa que seja diversa, equitativa e inclusiva. Temos um Comitê de Diversidade e Inclusão, dispostos a investir cada vez mais nessa frente, desenvolvendo uma Cultura Organizacional mais voltada para D&I.
Nossa presidente, Nathalie De Gouveia, lidera uma empresa com mais de 50% de colaboradoras mulheres. Busca construir, aos poucos, uma empresa diversa e inclusiva, onde todas as pessoas podem ser a sua melhor versão.
Estamos empenhados na atração e na retenção de um time de trabalho diversificado, que inclui, mas não está limitada a diversidade em termos de gênero, raça, cultura e nacionalidade.
Levamos a sério nossa transparência na cadeia de fornecimento, por isso estamos tomando medidas para assegurar que os altos padrões éticos que procuramos seguir em nossos próprios negócios estejam presentes em toda a nossa cadeia de fornecimento.
Foto: Renato Guiderolli