Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Com as dark stores, drogarias e farmácias driblam falta de produtos

Por Guia da Farmácia 26 de janeiro de 2023 Atualizado em: 16 de janeiro de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
dark-stores

A ruptura é um dos principais problemas do mercado varejista. Para se ter ideia do desafio que as empresas enfrentam, alguns segmentos do varejo chegam a ter um índice de ruptura acima dos dois dígitos.

Resumidamente, o processo de ruptura decorre da falta de produto na gôndola e resulta na substituição do produto por outro similar, cancelamento do pedido ou aceitação da compra sem o produto desejado, o que reduz o valor final da transação.

Justamente por isso, é um desafio para o varejo reduzir a incidência de tais ocorrências. 

Todavia, apesar dos desafios, alguns setores têm adotado estratégias que permitem a redução dessa fricção na jornada de compra, como é o caso das drogarias e farmácias.

Portanto, para diminuir a ruptura, diversas drogarias têm apostado em dark stores, lojas que não atendem ao público final diretamente.

E são, contudo, utilizadas apenas para armazenagem de produtos e apoio logístico às operações virtuais.

Dados exclusivos coletados pela Logstore em sua base indicam que a estratégia tem funcionado.

Em uma amostra de 225 mil pedidos processados, a ocorrência de ruptura chegou a 5%.

Sendo que o número vem caindo ao longo dos meses atingindo a sua melhor performance em 2%.

“Ao analisarmos os dados do segmento de drogarias e farmácias, percebemos uma estabilidade ao longo do ano de 2022 nos índices de rupturas, uma das razões que atribuímos a esse desempenho é o uso das dark stores, sem dúvidas”, afirma, então, o CEO da Logstore, Helson Santos.

O executivo prossegue, explicando as diferenças entre os processos de venda no físico e digital.

“O consumidor final tem sempre preferência em decorrência do virtual. É justamente por isso que muitos segmentos do varejo têm altas taxas de ruptura. Então, entre separar um determinado produto para um pedido online que acabou de chegar e vendê-lo para o cliente que está presente na loja física, o vendedor provavelmente escolherá a segunda opção”, prossegue.

Concorrência

Todavia, com as dark stores, esse problema de concorrência não existe mais.

“Como a loja não atende o consumidor final, o pedido de compra feito pelo e-commerce tem maiores chances de ser concretizado, uma vez que o produto realmente está na loja e o único meio de ter acesso a ele é pelo site da empresa”, explica. 

De acordo com os dados da Logstore, a taxa de ruptura nas drogarias e farmácias é de apenas 5%, sendo que apenas 3% desses pedidos são, efetivamente, cancelados, enquanto os outros 2% restantes são substituídos.

“Quando comparado a outros segmentos varejistas, em que o índice de ruptura pode ultrapassar até dois dígitos, o setor fármaco se destaca por manter um número relativamente baixo”, afirma. “É importante destacar que o investimento em tecnologia para integrar todos esses canais também tem contribuído substancialmente para a melhoria desses resultados”.

“Com o uso inteligente dos recursos tecnológicos disponíveis, juntamente com o apoio das dark stores, o setor de farmácias e drogarias consegue não só melhorar seu faturamento, com a manutenção de baixos índices de ruptura, mas também ofertar uma experiência ao cliente, que tem mais facilidade para conseguir os produtos que procura. É uma relação em que todos saem ganhando”, conclui.

Fonte: Logstore

Foto: Gabriel Reis

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025