Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Vendas nos sites e aplicativos de farmácias crescem até 60% em um ano

Por Guia da Farmácia 17 de janeiro de 2023 Atualizado em: 16 de janeiro de 2023 1 comentário 6 Minutos de leitura
vendas-sites

Com poucos cliques no aplicativo (app) ou site, o cliente escolhe seu remédio, xampu ou protetor solar, paga e em pouco tempo o recebe ou retira em loja. A prática, pouco comum até 2020, quando a pandemia empurrou a população para a casa, ganha cada vez mais adeptos, e agora não mais apenas pela praticidade ou conforto, mas também pelas ofertas e vantagens que dão algum alívio no bolso.

Farmácias observaram um aumento significativo nas vendas em seus canais digitais próprios no último ano, que em alguns casos chega a quase 60%.

Com itens vendidos em drogarias mais caros – dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em 2022, a alta acumulada de produtos farmacêuticos foi de 12,52% e a de higiene pessoal alcançou 16,69 – a saída é encontrar estratégias para economizar.

Os dados gerais do setor corroboram os balanços positivos observados por algumas das principais redes do País. Números compilados pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostram o crescimento do e-commerce no setor é expressivo.

Em 2019, antes da pandemia, as vendas digitais representavam 1,4% do faturamento total das farmácias, enquanto no ano passado, até novembro, a fatia foi de 4,7%. Só em 2022, foram R$ 3,46 bilhões em receita só no online, um aumento de 36,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O setor vem trabalhando com sucesso a combinação entre a agilidade digital e a experiência na loja física, por meio de modalidades como o Clique e Retire. O consumidor tem acesso a uma jornada de compra e saúde muito mais fluida na farmácia”, avalia o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Remédios encabeçam a lista de produtos mais procurados nos canais digitais. Redes de farmácias ouvidas pelo EXTRA calculam que, em 2022, os medicamentos representaram até 70% das vendas digitais, com destaque para aqueles usados no tratamento da gripe, resfriado, dor e febre.

Mas a procura não fica restrita aos medicamentos. Nas drogarias São Paulo e Pacheco, itens de nutrição avançaram 128% no ano passado, na comparação com 2021. Já dermocosméticos subiram 56% e itens de beleza, 43%.

Produtos de beleza e melhor idade se destacaram nas vendas online da Venâncio. Já a direção da Raia e Drogasil afirmou que a procura por diferentes categorias é similar tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, e que produtos de higiene, beleza e infantis vêm ganhando mais destaque na busca.

“A única diferença está na procura por itens relativos ao Covid que eram mais presentes no ano anterior e agora passaram a ser menos procurados” diz o diretor de Relações Institucionais e com Investidores da RaiaDrogasil, Flavio Correia.

A procura maior por itens nos canais digitais das redes reflete na fatia que o online representa no total de vendas das empresas. Na RaiaDrogasil, a participação do digital é de 12% no faturamento total, acima dos 9% de 2021. Na Venâncio, o patamar também está nos dois dígitos, mas o percentual não foi informado pela empresa.

Já no grupo DPSP, os pedidos online são 10% do total das vendas, 324% na comparação com 2020. Para a companhia, o resultado foi potencializado com o relançamento dos apps, que passaram a contar com funcionalidades na lógica do “fidigital”, que alia a compra online à experiência nas lojas.

Nas redes, por exemplo, os clientes conseguem ativar ofertas nos apps e obter descontos exclusivos nas lojas físicas.

“Investimentos na melhoria da experiência dos clientes utilizando das novas tecnologias para criar uma jornada unificada em todos os nossos canais. O relançamento dos apps possibilitam uma experiência de compra personalizada”, afirma o diretor de Tecnologia e Digital do grupo, Cristiano Hyppolito.

Preços mais atrativos, aliados à conveniência da compra com retirada em loja em poucas horas, levam mais comodidade aos consumidores, mas também são favoráveis para as empresas. É o que observa o diretor para soluções da indústria de bens duráveis da consultoria Falconi, Alexandre Ribas.

Ele analisa que a estratégia do “clique e retire” das redes de farmácias que, com preços mais vantajosos incentivam a ida física a uma das lojas, se converte não apenas em fidelização com boas ofertas, mas também acaba convertendo os pedidos online em novas vendas.

E isso fica ainda mais sensível com a expansão cada vez maior do mix de produtos e serviços ofertados pelas drogarias.

“As vendas online no modelo de retirada de mercadoria em loja trazem o consumidor do digital para a loja física oferecendo uma jornada de compra mais flexível, personalizada e rápida. Além da retirada de mercadoria, pode realizar a venda de serviços de saúde, como a aplicação de vacinas, testes e a execução de serviços farmacêuticos, utilizando a estrutura do modelo tradicional e promovendo ganhos para as duas frentes do negócio”, analisa.

Cupons e frete grátis: nas compras pelos canais digitais da Venâncio, consumidores têm acesso a cupons de desconto na primeira compra e frete grátis acima de R$ 130 (na modalidade de entrega padrão).

Já no app e no site da Pacheco e Drogaria São Paulo, cupons são liberados para diferentes categorias de produtos.

Além disso, no app da rede é possível ativar ofertas exclusivas nas lojas físicas e o site permite a inserção de convênios parceiros, que podem aumentar os descontos.

Clube de pontos: nas compras nos canais da Raia e Drogasil, os clientes pontuam no programa de fidelidade Stix, que garante desconto em novas compras.

Dermaclub: no clube de benefícios focado em dermocosméticos, cada R$ 1 em compras das marcas participantes o consumidor ganha dez pontos que podem ser convertidos em novos itens.

Além disso, há descontos mensais para os membros. Farmácias das redes Raia, Pague Menos, Pacheco, Venâncio e Drogasmil são conveniadas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.

Fonte: Yahoo! Notícias

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

1 comentários em “Vendas nos sites e aplicativos de farmácias crescem até 60% em um ano”

  1. Adailton Brandão disse:
    17 de janeiro de 2023 às 16:58

    Boa tarde,

    Nessa matéria é ditado exemplos apenas de grandes redes, que tem estrutura e canais digitais próprios. Seria interessante trazer informações das farmacias independente, que não tem capital pra desenvolver uma ferramenta digital própria e para acompanhar o mercado estão utilizando Apps de marketplace, como por exemplo Farmacias APP, consulta remedios e outros mais.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025