Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: como tornar a farmácia mais acessível a pessoas com deficiências

Por Guia da Farmácia 13 de fevereiro de 2023 Atualizado em: 09 de fevereiro de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
farmácia-acessível

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2019, 8,4% da população brasileira acima de dois anos de idade tinha algum tipo de deficiência. No mesmo ano, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Toluna, realizou um estudo sobre os hábitos de compra da população que possui algum tipo de deficiência.

O estudo mostrou que, na época, 37% dos entrevistados afirmaram consumir mensalmente em drogarias e farmácias. Os dados fornecem um bom panorama para a questão da acessibilidade no canal farma, um assunto bastante discutido pelo setor, mas com alguns avanços e ainda um longo caminho pela frente. “O tema é amplo e não estamos falando apenas de tornar a farmácia acessível do ponto de vista de uma deficiência motora, considerando questões como rampas e escadas. Estamos falando em ser acessível do ponto de vista da deficiência visual ou auditiva, por exemplo”, comenta o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), pensando em trazer acessibilidade e evitar a barreira na comunicação, lançou um curso de libras para farmacêuticos. Além disso, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) possui o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) Farmacêutico à Pessoa com Deficiência, que foi criado em agosto de 2020, também com o objetivo de discutir acessibilidade e inclusão dentro das farmácias”, comenta a coordenadora deste Grupo no CRF-SP, Dra. Grayce Miguel França.

Uma das ações mais importantes no varejo farma é capacitar os farmacêuticos para o atendimento inclusivo e centrado no paciente, livre de capacitismo; remover a barreira atitudinal; e atender com empatia, para que sejam profissionais mais comprometidos com a inclusão e mais humanistas ao atender as pessoas com deficiência. “É necessário também que as farmácias comecem a pensar mais sobre a estrutura física, bem como na melhoria do atendimento farmacêutico voltado à pessoa com deficiência, além de aprimorar a comunicação de forma inclusiva e acessível”, diz a Dra. Grayce.

Para Terra, algumas ferramentas podem impactar positivamente a questão da acessibilidade nas farmácias e uma delas está na venda on-line. “A digitalização das farmácias se tornou um grande apoio à acessibilidade. Hoje, em grande parte das farmácias brasileiras, há televendas, atendimento por WhatsApp e outros canais digitais, o que, para uma pessoa com dificuldade de locomoção, tornou-se uma grande solução”, comenta.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025