Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Os desafios da omnicanalidade no setor do varejo farmacêutico

Por Guia da Farmácia 20 de outubro de 2022 Atualizado em: 19 de outubro de 2022 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
omnicanalidade-farmacêutico

O setor farmacêutico só cresce e, em 2021, as 26 redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) fecharam o ano com faturamento de R$ 67,5 bilhões, um aumento de 16,04% em relação a 2020.

De acordo com a entidade, esse é o maior crescimento registrado nos últimos dez anos, e as operações de delivery e e-commerce tiveram alta de 56,8%, totalizando R$ 2,8 bilhões em vendas.

E, portanto, indicando a crescente participação do comércio eletrônico que está constantemente se reinventando para melhorar a jornada do cliente.

Que os canais digitais contribuem para esse sucesso de desempenho, é fato.

Afinal, de acordo com  dados da Intelipost, entre março de 2020 e 2021, houve um aumento de 66% das vendas pelos canais digitais.

Com isso, então, a digitalização do varejo faz com que a distribuição dos produtos tenha ainda mais importância.

Como agora não é só o cliente que vai até a loja – e sim a loja que vai até o cliente -, é preciso criar alternativas para buscar o cliente fora do PDV e manter o contato com ele e rever toda essa estratégia de experiência omnichannel, em que as experiências de compra digital e online se fundem.

Omnicanalidade no setor farmacêutico

Junto com o advento da Covid-19, um levantamento realizado pela Criteo, empresa global de tecnologia da plataforma Commerce Media, detectou que 56% dos consumidores compraram medicamentos pela primeira vez pela internet nesses últimos dois anos.

Isso, portanto, confirma o quanto essa tendência aumentou a partir da pandemia, mas, certamente, permanecerá como um hábito regular de consumo.

A loja física ainda é, e sempre será, muito importante para o setor, inclusive pela distribuição na farmácia de remédios gratuitos pelo governo e pela facilidade de comercialização de medicamentos controlados.

Cada vez mais, quem souber investir na experiência omnichannel terá mais vantagens e, uma pesquisa da Harvard Business Review corrobora que 7% dos consumidores pretendem comprar apenas online, 20% em lojas físicas e 73% em variados canais.

A diversificação de meios de pagamento também é um diferencial competitivo que melhora a experiência – e, quanto mais possibilidades de integração com o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), parcerias com laboratórios, repasses de descontos de planos de saúde e até mesmo programas de fidelidade com pontos em perfumaria, melhor.

Compre online e retire na loja, compre na loja e receba em casa, compre com um clique pelo aplicativo, push notification para alertar o cliente sobre as novidades e novos produtos, assinatura de medicamentos de uso recorrente com tokenização para garantir a efetividade da transação de pagamento, estorno, devoluções, chargeback e fraudes conciliar a nova experiência do cliente com os processos de tesouraria, logística e financeiro tem sido, cada vez mais, uma experiencia mais desafiadora para os gestores das redes varejistas.

Fonte: e-commercebrasil

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025