Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Tópicos que impactarão o varejo nos próximos anos

Por Guia da Farmácia 5 de julho de 2016 Atualizado em: 01 de agosto de 2018 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura

O ano de 2016 iniciou-se com o País numa das maiores crises já existentes, expandindo os seus reflexos para todas as áreas e segmentos de mercado. No varejo não tem sido diferente. É preciso se adequar e mudar os planos diante desse cenário, pensando bem para saber quais serão os próximos passos.

Refletindo sobre isso, o diretor de novos negócios da GIC, Maurício Godinho, preparou uma lista com os dez principais tópicos que devem impactar o varejo no Brasil:

1. Crise econômica x produtividade e competitividade: caberá ao varejo rever custos (cortando excessos e improdutividades sem cortar o essencial e importante para manter a operação eficiente). Neste sentido, vale refletir sobre o famoso tripé que garante que o básico do varejo seja atendido: pessoas, processos e tecnologia.

2. Millennials x mundo digital:
este público possui representatividade e poder de compra bastante expressivo no mundo todo e entendê-los para encantá-los tem se tornado um desafio.

3. Millennials x experiência de compra x estilo de vida: o consumidor moderno busca experiências, estilo de vida e, consequentemente, marcas que representam isto. Produtos e serviços que o varejo deve ofertar são uma decorrência e entendimento dos diversos estilos de vida e tendências buscados por este público.

4. Educação e capacitação: cabe às lideranças do varejo investir na capacitação desse setor; temos uma base educacional muito fraca que afeta o desempenho e qualidade do atendimento no varejo. Observar tendências mundiais nos força a fazer comparações inevitáveis e precisamos reagir, começando pela educação.

5. Internet das Coisas (IoT): mais uma decorrência da influência e participação dos Millennials no mercado de consumo. A grande novidade é que o IoT- Internet of Things, está sendo aplicada por grandes marcas do varejo.

6. No friction/ zero atrito: não queremos atritos (ou ter o mínimo possível) com o cliente no varejo.

7. Colaboração: cada vez mais se discute e se aplica a colaboração como pilar básico para criar melhores experiências e maior eficiência nos processos do varejo.

8. Lojas físicas digitalizadas: a grande questão do momento é como adaptar lojas físicas à experiência digital.

9. Big Data:
pode-se estimar que cerca de 90% das redes de varejo brasileiras possuem questões mais básicas para resolver. Melhor primeiro ter os produtos expostos, com informações assertivas de preços, com gente motivada e preparada para atender, para depois investir em todos os refinamentos necessários com análises e resultados para o universo incrível de informações e conclusões com Big Data.

10. Propósito e cultura: varejo sem missão ou propósito não possui cultura. Empresa sem cultura não tem pessoas engajadas, fiéis, motivadas e produtivas.

Fonte: diretor de novos negócios da GIC, Maurício Godinho
Foto: Shutterstock

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025