Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exposição eficiente de produtos

Por Guia da Farmácia 8 de junho de 2016 Atualizado em: 01 de agosto de 2018 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura

Procurar, procurar e não encontra aquilo que deseja. Andar por gôndolas desorganizadas, onde as categorias não estão alinhadas ou então por prateleiras confusas. Essa é a fórmula ideal para afastar o consumidor do ponto de venda (PDV). Para evitar que situações assim aconteçam, é necessário que o varejista preste atenção não somente na variedade de sortimentos que irá oferecer ao shopper, mas também na organização do espaço físico.

Para que isso não aconteça, os especialistas orientam que o varejista faça a setorização do espaço físico da loja. O consumidor precisa se sentir à vontade no ambiente e encontrar os produtos facilmente. “Neste ponto a setorização pode ajudar. Além disso, para a gestão da loja, ela auxilia no gerenciamento de categorias”, destaca a farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni, Tatiana Ferrara Barros.

O consultor da GS&AGR, Marcelo Menta, acrescenta que a setorização é uma ferramenta estratégica que permite que o varejista “controle” o fluxo que o cliente irá percorrer dentro do PDV em busca dos produtos que ele necessita. Trabalhado de forma eficiente, o procedimento pode alavancar os lucros da empresa através de compras por impulso que podem ocorrer dentro desse percurso interno no PDV.

“No varejo farmacêutico, tendo em vista o grande numero de SKUs e categorias trabalhadas, uma correta setorização pode ser a chave para o aumento das cestas de compra e tíquete médio, por meio da venda de produtos complementares ou de conveniência”, destaca a diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patricia Cotti. 

Como primeiro passo para realizar a organização eficiente da loja, o especialista em varejo do Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), Leandro Silva, orienta que a setorização deve ser totalmente focada em cima de dois pontos: na identidade da empresa e no perfil do cliente. Por exemplo, se determinado setor não “gira”, a empresa deve repensar este setor ou categoria e redesenhar ele de modo que a identidade deste setor impacte diretamente na percepção do cliente.

Estudos apontam que os clientes que entram em lojas não setorizadas conseguem perceber apenas 10% das categorias. Quanto menos tempo o cliente perder procurando um produto ou sua categoria, mais tempo ele terá para usar nas compras. Assim sendo, os especialistas defendem que a setorização não é para destaque aos produtos e sim para facilitar o cliente chegar à eles.

Fonte: Essencial, edição 72, reportagem Vivian Lourenço
Fonte: Foto: Shutterstock

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025