
Escovar os dentes todos os dias ajuda a remover a placa bacteriana e as bactérias que se formam continuamente nos dentes e ao redor da linha da gengiva. Isso é fundamental para a saúde bucal. “Vale lembrar que, quando não removida regularmente, a placa bacteriana pode levar a cáries, deterioração dentária e até mesmo a doença periodontal”, alerta a Dra. Camila Lima, Dentista e Embaixadora da S.I.N.
“De forma geral, quanto à escovação, recomendamos que seja realizada de duas a três vezes ao dia, após as principais refeições e antes de dormir, com duração média de dois minutos”, diz a especialista.
Conhecer as técnicas de escovação adequadas é imprescindível para uma limpeza eficaz. Confira, a seguir, as recomendações da dentista:
1. Use o fio dental
“Alguns tipos contêm sabor, maciez e facilidade de inserção, o que torna o uso mais confortável”, diz a Dra. Camila. Segundo ela, a higienização com o fio dental deve ser realizada ao menos uma vez ao dia. Vale lembrar que somente a escovação não é suficiente para garantir a higienização bucal adequada, pois é o fio dental que vai limpar profundamente o espaço entre um dente e outro, retirando os restos de alimentos que ficam presos e se acumulam nesses locais.
2. Adicione o creme dental na escova
“O creme dental deve ser fluoretado e a concentração de flúor deve estar entre 1.000 e 1.500 ppm (partes por milhão), sendo que a maioria das opções disponíveis estão nessa faixa”, diz a especialista. Importante: o volume de creme que deve ser adicionado na escova não precisa ser exagerado, deve ser equivalente a um grão de ervilha. Segundo a dentista, essa porção é suficiente para higienizar os dentes.
3. Realize a escovação
Antes de tudo, o ideal é que a escova tenha cerdas macias e cabeça pequena, para alcançar todas as áreas da cavidade bucal. “Primeiramente, as cerdas devem ser posicionadas de forma oblíqua e encaixadas diretamente no sulco gengival para realizar movimentos vibratórios curtos, o que facilita a limpeza correta das áreas gengivais, principalmente as de difícil acesso”, recomenda a Dra Camila. “Depois, é preciso realizar movimentos verticais de varredura da gengiva em direção às pontas dos dentes”, conclui. Em seguida, basta posicionar as cerdas da escova em cima do dente realizando movimentos horizontais de “vai e vem”, para higienizar suas áreas pontiagudas. Em tempo: as escovas devem ser substituídas em média a cada três meses ou quando estiverem desgastadas ou arrepiadas, com aspecto emaranhado e devem ser de uso individual.
4. Não esqueça da língua
Assim como os dentes, a língua acumula bactérias, por conta de sua superfície rugosa. Por isso, ela deve ser higienizada. “Posicione a língua para fora e arraste, devagar, a escova até sua ponta, repetindo o movimento de duas a três ou até perceber sua superfície em boas condições de limpeza”, diz a especialista. É possível, também, fazer uso de um limpador de língua para esta higienização. Eles podem ser encontrados nas farmácias, em materiais e formatos variados e, em geral, consistem em uma haste com extremidade arredondada ou em formato de gota.
5. Faça uso de um enxaguante bucal
“Esses agentes de limpeza não são de uso obrigatório, mas reduzem substancialmente o número de microrganismos sobre a superfície das próteses, além de terem atividade desinfetante, poder anti-inflamatório e anti-cárie”, diz a Dra. Camila. “O dentista deve recomendar o enxaguante mais adequado para cada pessoa, levando em conta sua saúde bucal, já que existem diversas formulações no mercado”, conclui.
Fonte: Dra. Camila Lima, Dentista e Embaixadora da S.I.N.
Foto: Shutterstock
Leia mais
Como ter um sorriso saudável: rotina de higiene bucal em 3 passos